http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/50 anos IPNCEgk-is-89.jpglink
http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/TV IPNCE_banner_sitegk-is-89.jpglink
http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Encontro Jovemgk-is-89.jpglink
http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Culto_comunitrio_okgk-is-89.jpglink
«
»
Loading…

Treinamento - Igreja Presbiteriana de Novo Campos Elísios

Imprimir

Aula 15 Aspecto do Significado II

 

PRINCÍPIOS HERMENÊUTICOS REFORMADOS

 

ASPECTOS DO SIGNIFICADO II – AULA 15

Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: ‘Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Jesus parou e disse: ‘Chamem-no’. E chamaram o cego: ‘Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando’. Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. ‘O que você quer que eu lhe faça?’, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: ‘Mestre, eu quero ver!’  ‘Vá’, disse Jesus, ‘a sua fé o curou’. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho. (Marcos 10.46-52)

 

  1. Referente – aquilo do que o texto trata (qual o assunto do texto?);

Jesus restaura a vista ao cego filho de Timeu.

  1. Sentido – aquilo que se fala acerca do referente (O que significa? Qual o sentido?);

Jesus abra os olhos físicos e espirituais para que as pessoas consigam enxergá-lo, isto é, saber que ele de fato é. 

  1. Intenção – a razão do autor de porque algo foi dito. Determinar se as palavras devem ser entendidas literal ou figuradamente. Determina quem é o referente;

Ao contrário dos discípulos que não conseguem “ver” quem é Jesus e são simbolizados no cego de Marcos 8.22-26, o filho de Timeu é um exemplo de discípulo, pois embora cego fisicamente, não o era espiritualmente. Por isso chama Jesus de “Filho de Davi”, fazendo referência a promessa de Deus a Davi em 2Samuel 7.8-17.

  1. Significação – relacionamento entre o sentido e a pessoa. O que o texto significa para nós (aplicação). O texto recebe aplicabilidade e é relacionado a situações e épocas diferentes da

Jesus é o “Filho de Davi” e é ele quem nos faz entender e crer nisso. Como “Filho de Davi”, Jesus governa sobre toda a Criação. Isso faz de Jesus o cumprimento pleno da profecia de 2Samuel 7. Saber quem é Jesus muda nossas vidas e nos faz discípulos, como o filho de Timeu.