http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/50 anos IPNCEgk-is-89.jpglink
http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/TV IPNCE_banner_sitegk-is-89.jpglink
http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Encontro Jovemgk-is-89.jpglink
http://igrejaevida.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/Culto_comunitrio_okgk-is-89.jpglink
«
»
Loading…

Treinamento - Igreja Presbiteriana de Novo Campos Elísios

Imprimir

Aula 14 Aspecto do Significado

 

PRINCÍPIOS HERMENÊUTICOS REFORMADOS

 

ASPECTOS DO SIGNIFICADO

 

Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: ‘Vamos para o outro lado’. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: ‘Mestre, não te importas que morramos?’ Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: ‘Aquiete-se! Acalme-se!’ O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: ‘Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?’ Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: ‘Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?’” (Marcos 4.35-41)

 

  1. Referente – aquilo do que o texto trata (qual o assunto do texto?);

Jesus acalma uma tempestade. Essa é a mensagem mais clara do texto.

 

  1. Sentido – aquilo que se fala acerca do referente (O que significa? Qual o sentido?);

Jesus tem autoridade e poder sobre os poderes da natureza. É por isso que Jesus acalmou a tempestade. Essa é a temática desde o início do Evangelho.

 

  1. Intenção – a razão do autor de porque algo foi dito. Determinar se as palavras devem ser entendidas literal ou figuradamente. Determina quem é o referente;

Marcos argumenta a favor da autoridade e poder de Jesus sobre as forças da natureza para confirmar quem é Jesus: o Filho de Deus (Mc 1.1).

 

  1. Significação – relacionamento entre o sentido e a pessoa. O que o texto significa para nós (aplicação). O texto recebe aplicabilidade e é relacionado a situações e épocas diferentes da

Podemos aplicar a mensagem do texto com relação à Soberania de Deus; Essa soberania pode gerar confiança, outra aplicação do texto. Também podemos aplicar a mensagem com relação a Jesus como Deus Criador, fazendo assim referência a Gênesis 1. Neste mesmo caminho, podemos pensar na “Recriação” (ou Redenção) de todas as coisas em Jesus, fazendo referência ao ensino de Paulo em Romanos 8.18-25. A aplicação também pode abordar como devemos enfrentar as dificuldades crendo em Jesus e em sua presença. Outra aplicação pode ser feita com relação à doutrina das duas naturezas de Cristo: Homem/Deus. Isso fundamenta-se no fato de Jesus dormir no barco e logo acalmar a tempestade.