Aula 7 Perícopes III
EXEGESE
ANÁLISE TEXTUAL – DELIMITAÇÃO DE PERÍCOPES (III)
Neste último grupo, destacamos elementos que não marcam início ou fim de perícope, mas imprimem certo ritmo e dinâmica ao texto. Podem aparecer simultaneamente no início e no fim da perícope, ou mesmo ao longo do seu desenvolvimento:
- a.Ação
Normalmente constituída por início, meio e fim, a ação é o núcleo de qualquer narrativa. Novas indicações de tempo, espaço e personagens, geralmente são completadas com o início de uma nova ação (“Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocassem na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual se casara”. Mc 6.17).
- b.Grupo Semântico
Grupos de palavras cujos significados estão de alguma forma relacionados, normalmente por terem uma referência comum (tema, ideia, ambiente). Numa perícope, pode funcionar como pano de fundo para o relato ou o argumento, mesmo que não seja utilizado explicitamente. Um exemplo de grupo semântico encontra-se em Gênesis 22.6-10: “Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai Abraão: ‘Meu pai!’ ‘Sim, meu filho’, respondeu Abraão. Isaque perguntou: ‘As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?’ Respondeu Abraão: ‘Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho’. E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho”.
- c.Intercalação
Às vezes, uma ação iniciada pode ser interrompida para ser retomada mais a frente. Em decorrência, temos um episódio dentro do episódio, como se fosse um “sanduíche”. Marcos usa esse elemento em 3.20-35:
- a.Jesus, multidão e familiares (3.20-21)
- b.Jesus e religiosos (3.22-30)
- a.
- d.Inclusão
Uma palavra, frase ou conceito presente no início da perícope reaparece no fim e funciona como “enquadramento”, que delimita e encerra tudo o que ficou “incluído” entre elas. O Salmo 8 é um bom exemplo de inclusão:
“SENHOR, Senhor nosso,
como é majestoso o teu nome em toda a terra!”(v. 1)
“SENHOR, Senhor nosso,
como é majestoso o teu nome em toda a terra!”(v.9)
- e.Quiasmo
A |
Torne insensível o coração deste povo;
B |
C |
B |
A |
e não entendam com o coração,
para que não se convertam
e sejam curados”.
Perícopes inteiras podem estar agrupadas em forma quiástica (e.g. Marcos 11.12-26: [a – 11.12-14] figueira; [b – 11.15-19] templo; [c – 11.20-26] figueira), assim como blocos: 1Cor 12 – 14, onde o centro é 1Cor 13. Na maioria das vezes o centro do quiasmo encontra-se como elemento sem correspondente e isso pode apontar para a importância que tal o elemento tem na perícope (cf. exemplos acima). Porém, há outro uso quiástico que assinala a reversão da situação inicial. Nesse caso o que importa não é o que está no centro, mas a mudança ocorrida. O elemento central é apenas o fator que provoca ou explica tal mudança, como ocorre em Lucas 19.1-10:
A’ – Jesus entra em Jericó (v. 1)
B’ – Zaqueu é rico por causa de sua desonestidade (v. 2)
CENTRO |
D’ – Reação do povo: pecador (v. 7)
C’’ – Zaqueu fala com Jesus (v. 8a)
IMPORTÂNCIA |
A’’ – Jesus entrou em Jericó para “buscar e salvar o perdido” (v. 9-10)
EXERCÍCIO II: Analise, aponte e defenda os critérios que indicam o fim da perícope do texto de Marcos 5.21-43. Onde termina a perícope? Por quê?
A perícope termina em 5.43 pelos seguintes critérios:
- i.Espaço: “Jesus saiu dali e foi para a sua cidade [...]” (6.1a).
- ii.Ação ou função do tipo partida: “Jesus saiu dali [...]” (6.1a).
- iii.Comentário: “Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer” (5.43).
EXERCÍCIO III: Por que o texto de 5.25-34 faz parte da perícope?
Pelos seguintes elementos que aparecem ao longo do texto:[2]
- i.Grupo semântico:
- a.“Salva” (23), “curada” (28) e “salvou” (34);
- b.“Fé” (34) e “crê” (36);
- c.“Doze anos” (25 e 42).
- ii.Intercalação: Menina (5.21-24) – mulher (5.25-34) – menina (5.35-43).
MARCOS 5.21-43
Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal. Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.